O Google Analytics é um serviço grátis e fantástico do Google, que permite a você monitorar com detalhes todas as visitas que você recebe em seu site. Com ele, você saberá quantas pessoas visitam seu site, de que site elas vieram, que artigos acessaram, em que parte do mundo estão e muito, mas muito mais.
1 – Acessando o Google Analytics
Acesse o site analytics.google.com. Se você não possuir um login e senha, realize um novo cadastro clicando em “Começar avaliação”, conforme imagem abaixo.
2 – Criando a propriedade do seu site
2.1 Após realizar o login e clicar no menu para começar avaliação, irá aparecer uma tela onde você deve preencher o nome da sua conta no Google Analytics. Preencha o nome e clique em “Próxima”.
2.2 Selecione a versão Web e clique em “Próxima” novamente.
2.3 Agora deverá preencher o nome do seu site e a URL. Além de também selecionar uma categoria e o fuso horário da sua região. Feito isso clique em “Criar”, conforme exemplo abaixo.
2.4 Leia e aceite os termos que o Google estabelece para a criação da ID de acompanhamento do seu site.
2.5 Depois de aceitar os termos, já será possível acessar o seu painel administrativo e visualizar a ID de acompanhamento. Essa ID deverá ser inserida nas configurações da sua P.O.T.A, conforme será demonstrado nos próximos tópicos.
Abaixo tem um breve vídeo demonstrando todo o processo de criação da conta no Google Analytics
4 – Configurando o ID do Analytics na sua P.O.T.A.
Para acessar a área de configuração da P.O.T.A. Você precisa fazer o login no seu site e acessar a área restrita.
4.1 Acesse a opção P.O.T.A > Configuração
4.2 Abra as opções avançadas e localize o campo indicado na imagem abaixo. É nele que deverá inserir o seu ID de acompanhamento do Google Analytics.
4.3 Clique no botão “Atualizar” para que a ID fique gravada.
Agora é só acompanhar o desempenho do seu site no painel do Google Analytics.
No vídeo abaixo é demonstrado o processo de incersão da ID de acompanhamento na P.O.T.A.